quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Painel Metabólico abrangente


Como parte de qualquer check-up físico regular, os médicos costumam perguntar aos pacientes para obter um básico ou completo testes metabólicos painel feito para ter uma idéia geral do seu fígado e problemas renais, eletrólitos e equilíbrio de fluidos eo estado de seus níveis de glicose. Um teste de sangue CMP compreende 14 testes padrão que verificam para os níveis de componentes químicos diferentes no sangue do paciente e pode ser usado para deduzir as condições de saúde do fígado, nos rins e no corpo como um todo. Leia para saber mais sobre os testes que constituem um painel abrangente metabólica.

Abrangentes metabólicas Testes Painel

Há 14 testes incluídos no painel metabólica abrangente. Uma versão mais simples do exame de sangue CMP é o painel metabólico básico que consiste em 8 dos 14 exames de sangue originais CMP. Todos estes ensaios são ensaios químicos que são executadas em uma amostra de sangue, que é recolhida a partir do paciente, utilizando uma agulha. A amostra é normalmente recolhida após a observância de um jejum de 10-12 horas pelo paciente.

Aqui está uma lista dos 14 testes que constituem um painel abrangente metabólica:

* Teste de Glicose no Sangue: Este teste é feito para determinar os níveis de glicose no sangue no corpo e é um indicador importante para o diagnóstico em caso de deloping diabetes e pressão arterial elevada em um indivíduo.

* Teste de albumina de soro humano: Este é o primeiro teste para verificar os níveis de proteína no corpo.

* Teste total de proteínas séricas: É o segundo dos testes de proteína para determinar a quantidade total de proteína no soro sanguíneo.

* Teste de Cálcio: O teste de cálcio é feito para determinar a quantidade de cálcio que está presente no sangue e podem ser usados ​​para indicar as condições tais como hipercalcemia ou deficiências de cálcio mesmo, fazendo com mais diagnóstico e tratamento.

* Os testes de níveis de electrólitos: Estes são um conjunto de quatro testes que são usados ​​para determinar a concentração de certos electrólitos importantes, que estão sempre presentes no nosso corpo, em concentrações altamente específicos. Os quatro ensaios de electrólitos são realizados para verificar os níveis de sódio, potássio, dióxido de carbono, e cloreto.

* Teste de azoto da ureia no sangue (BUN): Sangue de teste de azoto da ureia é feito para verificar a quantidade de ureia no sangue e é utilizado para verificar a função renal. A ureia é um produto residual que é removido do corpo pelos rins.

* Teste de Creatinina: Este é outro teste importante para a determinação da função renal. A creatinina é um produto residual que é filtrada para fora do sangue pelos rins na sua totalidade e se qualquer creatinina está presente no sangue-lo directamente indica uma redução na taxa de filtração glomerular do rim.

* Teste de Fosfatase Alcalina: é o primeiro dos quatro ensaios utilizados para determinação da função do fígado.

* Teste Amino Transferase de Alanina: alanina aminotransferase é também chamado de alanina transaminase e é outro indicador da função hepática e da saúde.

* Aspartato de teste: É um outro teste feito para determinar a condição do fígado.

* Bilirrubina Teste: Bilirrubina é excretado juntamente com bílis a partir do fígado e um aumento dos níveis de bilirrubina no sangue pode indicar um número de distúrbios hepáticos incluindo icterícia ou hepatite.

Interpretação amplo painel Metabólica

A tabela abaixo, apresenta os níveis normais dos vários componentes que devem estar presentes no sangue e as deduções possíveis em caso de uma concentração maior ou menor, para ajudar você a entender abrangentes resultados do painel metabólicas.

Nome do Composto

Resultado normal

Indicações de um resultado anormal

Glicemia

64-128 mg / dL

Níveis mais elevados podem indicar diabetes mellitus, hiperatividade cortical adrenal e hipertireoidismo. Níveis baixos podem indicar hipopituitarismo insulinoma, e insuficiência adrenocortical.

Human proteína albumina e soro humano Soro

HSA-3.9 a 5,0 g / dL, TP-6,3-7,9 g / dL

Os baixos níveis de proteínas no sangue indicam fígado e doença cardíaca. Superiores aos níveis normais indicam doenças do sangue como a leucemia. No caso de elevados níveis de albumina pode ser devido à má nutrição ou desidratação.

Cálcio

8,5-10,9 mg / dL

Elevados níveis de cálcio ou hipercalcemia pode causar a morte das células dos órgãos, as mudanças no ritmo cardíaco e distúrbios neuromusculares. Níveis baixos ou hipocalcemia pode causar graves distúrbios neurais e também podem afetar a coagulação do sangue.

Eletrólitos

Sódio-136-144 mEq / L, potássio 3,7-5,2 mEq / L, de Dióxido de Carbono-20 a 29 mmol / L, cloreto-101-111 mmol / L

Um aumento ou diminuição na electrólitos podem causar graves fluido de electrólitos-desequilíbrios que podem afectar as pressões osmóticas das células e causar um número de distúrbios no corpo todo, incluindo um número de anomalias no sistema nervoso, cardiovasculares e do esqueleto.

Uréia no sangue

7-20 mg / dL

Níveis elevados de uréia no sangue pode indicar insuficiência renal, doença cardíaca ou em alguns casos de úlceras no sistema digestivo. Níveis mais baixos de uréia no sangue pode ser um resultado de desnutrição ou função hepática deprimido, especialmente devido ao uso de álcool.

Creatinina

0,8-1,4 mg / dL (varia com a idade)

Altos níveis de creatinina no sangue está diretamente relacionada à função renal reduzida.

Fosfatase alcalina

44-147 UI / L

Altos níveis de fosfatase alcalina no sangue indica lesão hepática e obstrução das vias biliares.

Alanina aminotransferase

8-37 UI / L

Níveis elevados indicam danos no fígado e até mesmo insuficiência cardíaca.

Aspartato Aminotransferase

10-34 UI / L

Altos níveis de AST indicar doença hepática aguda.

Bilirrubina

0,2-1,9 mg / dL

Elevados níveis de bilirrubina está associada com desordens da hepatite icterícia, ou outros do fígado relacionados.

Custo painel abrangente de sangue pode variar de qualquer lugar entre USD 90-140 e pode variar de lugar para lugar. É recomendado para quem está começando um check-up regular da saúde feito e deve ser feito uma vez por ano, especialmente se o paciente está acima da idade de quarenta anos. Embora possa ser possível interpretar o seu relatório por si mesmo procurar ajuda do médico para esclarecimentos. Normalmente, se há uma leitura anormal no exame de sangue CMP o médico recomenda mais testes para ser feito, corretamente confirmar e identificar a causa exata da mudança.

Um comentário:

  1. Boa tarde,
    Esse exame é comumente solicitado pelos médicos no Brasil? Tenho comentado com alguns médicos sobre esse exame e, quando eu falo em Painel Metabólico Abrangente eles se mostram alheios e desconhecedores do que se trata. Então eu tenho que mencionar que trata-se de um exame de sangue pra mapear o bom funcionamento do fígado, ríns, pH, açúcares e proteinas presentes no sangue. Então cai a ficha.
    Manoel Miguel - Autor

    ResponderExcluir